Seminário On-line: Os Principais Teólogos Contemporâneos do Catolicismo – Tema: Teilhard de Chardin e o Evolucionismo Cristocêntrico

Já pensou em um Padre pesquisador naturalista cuja intenção de vida era levar os cientistas à fé? Neste próximo domingo apresentaremos em nosso Seminário On-line: Os Principais Teólogos Contemporâneos do Catolicismo, Teilhard de Chardin, que dedicou sua vida a estas duas áreas.

Nascido em 1888 no castelo de Sarcenat, em Auvergne (França) teve sua primeira educação feita por seu pai, humanista que escolhia cuidadosamente a leitura de seus onze filhos. Tendo transmitido para Teilhard sua instrução espiritual, também o orientou quanto ao gosto pela pesquisa naturalista, este que passou a dedicar especial atenção às “pedras”. Estudou em colégio jesuíta e aos dezoito anos ingressou como noviço na Companhia de Jesus. Ao cursar teologia em Hastings também pode cultivar seus talentos científicos, “o jovem estudioso examinava cientificamente os fatos religiosos, esforçando-se, ao mesmo tempo, por compreender religiosamente os fatos científicos”.

Ordenado sacerdote em 1911, mas tendo que interromper seus estudos em 1914 em decorrência da segunda guerra mundial, ao ser convocado para prestar serviços de saúde para o exército, iniciava-se a experiência que influenciou a sua maturação espiritual e intelectual. Após participação em notáveis pesquisas e ensino na área científica, desenvolveu escritos com o tema de uma nova visão cósmica baseada na ideia da evolução. Suas duas principais obras trabalham a especulação e a prática das consequências religiosas desta visão, como veremos neste Seminário.

Se interessou pela vida e obra do Padre Teilhard? Participe do nosso Seminário! Inscreva-se.

Conheça a programação completa.