Devido aos seus muitos projetos sociais e educacionais que se mantém pelo trabalho voluntário de seus associados, não recebendo subsidio de entidades religiosas ou governamentais, a Associação recebeu em 2017 o reconhecimento de utilidade pública pelo município de Valinhos. Todas as atividades exercidas estão voltadas a entregar o ensino e incentivar o respeito e diálogo interreligioso, e contribuir de maneira ativa para promover os Direitos Humanos. :
A World Buddhist Sangha Council (WBSC) é o órgão internacional que aprova e reconhece comunidades de monges budistas. A Associação BUDA que é membro desde 2014, é a primeira e única Sangha reconhecida no Brasil pelo WBSC.
Em novembro de 2018 a monja Loyane (Lobsang Drolma) e o monge Jonathan (Lobsang Chogni) participaram da 10ª Conferência Internacional promovida pela WBSC na Malásia que reuniu os principais representantes do budismo no mundo.
Veja abaixo algumas fotos do evento na Malásia em 2018:
Em novembro de 2019 a monja Estela (Lobsang Lhamo) e o monge Jonathan (Lobsang Chogni) participaram da 11ª Conferência Internacional promovida pela WBSC em Macau que reuniu os principais representantes do budismo no mundo.
Veja abaixo algumas fotos do evento em Macau em 2019: