28 de março de 2019

12ª Semana da Mulher de Valinhos

No mundo inteiro o dia 08 de março é lembrado como o Dia Internacional da Mulher, data esta de grande importância para a reflexão acerca do que representa a mulher na sociedade, em suas várias manifestações e papéis.

De maneira a trazer efetivas contribuições para a vida das mulheres no município de Valinhos,  a Associação BUDA (antiga ATG) procurou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Valinhos e trabalhou em conjunto na organização da Semana da Mulher deste ano. A 12ª Semana da Mulher contou com uma programação especial, com palestras sobre diversos temas – tais como Direitos da mulher, tópicos sobre alimentação saudável e atendimento adequado na área da saúde.

Na abertura do evento, que ocorreu na Câmara Municipal, foi apresentado um tema que, embora difícil, é de grande importância: o da violência doméstica, uma vez que engloba diferentes esferas e perspectivas. Esse assunto foi trabalhado em muitas frentes pela monja Nirvana e pela advogada Patricia Palazzo, ambas da Associação e mestrandas pela Universidade Metodista de São Paulo.
A apresentação poderá ser conferida através do seguinte link:
https://is.gd/semanadamulher_camaramunicipal

A cartilha “Violência Doméstica”, que foi distribuída neste dia e também em todos os demais eventos da Semana, orienta não apenas as mulheres, mas também pessoas ligadas à Administração Pública e especialmente as lideranças religiosas. O material da cartilha é riquíssimo de informações, que instruem e possibilitam um maior amparo às vítimas, foi elaborado por uma equipe do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL da Universidade Metodista de São Paulo, grupo do qual a monja Nirvana faz parte.

A cartilha pode ser acessada AQUI para download ou na foto abaixo:

Gostaríamos de agradecer a Universidade Metodista por todo o apoio e cessão dos direitos à Associação BUDA (antiga ATG) da Cartilha: Violência Doméstica, a qual foi adaptada pela monja Nirvana em conjunto com o Conselho de Direito da Mulher de Valinhos, incluindo os serviços de atendimento às mulheres de Valinhos, Campinas e Vinhedo. E gostaríamos também de agradecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Valinhos, bem como a Prefeitura de Valinhos, por todo o apoio e organização para que os eventos fossem realizados, bem como a impressão da cartilha, de maneira a beneficiar todos os munícipes valinhenses.

Em prosseguimento às atividades da 12a Semana, ocorreu no segundo dia uma palestra sobre alimentação, saúde e qualidade de vida específicas à mulher, pela Dra. Cibele Furlan, da Associação BUDA (antiga ATG), trazendo informações importantes acerca da organização alimentar.

Veja as fotos dos eventos: CMDM 

Na data de hoje ocorrerá o encerramento da Semana, com uma apresentação e debate bastante importante, ao qual gostaríamos de convidar todos: A Violência no Atendimento da Saúde da Mulher, com a médica ginecologista Dra. Magda Chinaglia, associada da BUDA (antiga ATG) e aluna do ITBC.
A sua apresentação visa trazer as premissas básicas de atenção às vítimas de violência sexual e o passo-a-passo do atendimento e protocolo do Ministério da Saúde.

O evento será na Sala Ivan Fleury na Prefeitura de Valinhos às 19h, ocasião em que também homenagearemos a Universidade Metodista, representada pela presença do Professor Lauri Wirth e todas as pessoas envolvidas pelo apoio e disponibilidade dos direitos à BUDA (antiga ATG) e à Prefeitura de Valinhos pela Cartilha: Violência Doméstica.

Contamos com a presença de tod@s!

 

*A Associação BUDA, bem como o ITBC não possuem filiação político-partidária de qualquer natureza, nem participação política em qualquer movimento. Apenas a figura do presidente da Associação BUDA e o Diretor do ITBC são habilitadas para exprimir opinião ou parecer nesse sentido.