Tratado da Refutação do Personalismo: Do Comentário ao Tesouro do Conhecimento Manifesto (Abhidharmakoṣakārikābhāṣya)

Associe-se / Tratado da Refutação do Personalismo: Do Comentário ao Tesouro do Conhecimento Manifesto (Abhidharmakoṣakārikābhāṣya)

    Tratado da Refutação do Personalismo: Do Comentário ao Tesouro do Conhecimento Manifesto (Abhidharmakoṣakārikābhāṣya)

    Autor: Mahāpaṇḍita Vasubandhu

    ISBN 978-65-89525-08-0 (2021)
    Número de páginas: 284.

    O Comentário ao Tesouro do Conhecimento Manifesto (Abhidharmakoṣakārikābhāṣya) escrito em forma de prosa, contendo os versos, é um texto tão importante pra a tradição sânscrita que até os dias atuais, nas Escolas que se desenvolveram dentro deste domínio – como as Escolas chinesas, tibetanas, japonesas, coreanas e mongóis -, ocupa um lugar de grande destaque na formação de qualquer praticante budista. Nos monastérios chineses e japoneses do budismo Ch’an (Zen) este texto é estudado em sua inteireza. Do mesmo modo, nos monastérios universitários tibetanos, na divisão Sūtrayāna, o mesmo tratado é estudado e debatido, durante alguns anos, para a formação dos futuros doutores (geshes). Os tibetanos separam o seu estudo acadêmico em  Sūtra e Tantra, sendo reservado para o Vajrayāna um sistema universitário separado, por força da especialização que o sistema tântrico exige. Também, o mesmo texto fundamental é estudado no budismo coreano e mongol.

    Informações: 16×23, 5×2, 2 (L, A, P). Inclui introdução do autor, tradução da introdução de Louis de La Vallée-Poussin e de Éttiene P.M. Lamote; o texto de Paramartha sobre a História de Vasubandhhu; e bibliografia.

    Deixe uma resposta