Edit Content

Editora

Associação

O Curso de Raciocínio e Debate Budistas

O Curso de Raciocínio e Debate Budistas

Autor: Daniel Perdue

Tradução: Magda Loureiro Motta Chinaglia e Plínio Marcos Tsai

O Curso de Raciocínio e Debate Budistas – uma abordagem asiática para o pensamento analítico extraído de fontes indianas e tibetanas, é uma obra no formato de um curso sobre raciocínio e debate, cujo objetivo é fornecer ao leitor ferramentas para envolver-se em debates com um/a parceiro/a qualificado/a, usando o formato e os procedimentos do debate budista. A introdução ao raciocínio e ao debate budistas é explicada no livro a partir do ponto de vista da Escola do Sutra (Sautrāntika) e, mais especificamente, segundo a metodologia apresentada no gênero de literatura do budismo tibetano denominado The Collected Topics of Valid Cognition (ཚད་མའི་བསྡུས་གྲྭ་).

Nos monastérios budistas tibetanos, o debate é uma ferramenta para a aproximação do entendimento da realidade, na busca para alcançar a paz definitiva, nirvāṇa. Entretanto, o debate budista é um estilo de raciocínio que pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento e que nos ajuda a formalizar nossas ideias e nosso discurso, a fazer as perguntas corretas e, também, a avaliar o discurso do outro.

Seu autor, Daniel Perdue (1950-2013), doutor em Estudos Budistas pela Universidade da Virginia, sob orientação do professor Jeffrey Hopkins, ensinou  os procedimentos do debate budista tibetano em várias universidades norte-americanas. Ele é também o autor de Debate in Tibetan Buddhism, ainda não traduzido ao português.

Medida 23X15,5
743 páginas

plugins premium WordPress