Edit Content

Editora

Associação

Curso: Análise da Suma Teológica

Pensando em promover um conhecimento aprofundado da Teologia Cristã, a Instituto de Teologias Cristãs e Ciências Budistas – ITCB está com um novo curso aberto: o curso Análise da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino.

O livro Suma Teológica é a obra principal de São Tomás de Aquino (1225 – 1274), teólogo que é considerado o principal Doutor da Igreja. Tomás de Aquino foi o principal filósofo do período Escolástico, período caracterizado pela produção de um conhecimento acadêmico extenso da Teologia Cristã, que conversava de maneira ampla com os princípios da filosofia grega. Por essa característica, sua obra magistral apresenta os pontos essenciais do Cristianismo a partir de uma perspectiva de argumentação e debate, expondo e debatendo com opiniões contrárias a partir da razão e constantemente apoiada nas Escrituras.

Dividido em “Tratados”, a Suma Teológica aborda a natureza de Deus (debatendo sobre sua existência e sobre nossa capacidade de conhecê-lo); a natureza dos homens (falando sobre seus hábitos, suas virtudes, seus vícios e pecados); as principais virtudes teologais (como a fé, a esperança, a caridade e a prudência); a vida de Jesus e a própria Igreja (estudando seus sacramentos). Tudo isso é trabalhado em dezenas de tratados e centenas de questões.

O curso oferecido pelo ITCB, com apoio da Paróquia de São Sebastião e da Associação BUDA, é como uma bússola: ele não apenas trabalha minuciosamente as questões trazidas pelo livro como também explica como elas acabam por impactar todo o entendimento da Igreja e quais as consequências práticas desse entendimento. A linguagem acessível do curso é, exatamente, aquilo que permite um aprofundamento constante nessa temática tão cara ao nosso tempo.

Por isso, fazemos o convite para que você venha estudá-la conosco!

O curso é gratuito e aberto a quem quiser participar.

As aulas são de segunda a sábado, às 10:00, via Zoom. Elas também ficam disponíveis aos alunos cadastrados em nossa plataforma, para que ele possa reassistir quantas vezes quiser.

Para se inscrever, clique aqui

Deixe um comentário

plugins premium WordPress