7 de maio de 2021

|

Associe-se: buddhadharma

|

Associe-se: Ações Sociais

Seminário On line: Os Principais Teólogos Contemporâneos do Catolicismo – Tema: Henri De Lubac e a teologia histórica

Você sabe a influência que o padre Henri De Lubac teve no Concílio Vaticano II? Este será o teólogo abordado neste domingo em nosso Seminário online sobre os teólogos contemporâneos do catolicismo. 

Nascido em Cambrai (França) em 1896, após o liceu ingressou como noviço na Companhia de Jesus, onde pelo contato com Blondel e Rousselot passou a refletir sobre as relações entre e graça, entre natural e sobrenatural, entre ateísmo e cristianismo. Após ficar gravemente ferido ao prestar serviço na primeira guerra mundial, retomando seus estudos na Inglaterra, dedicou-se ao estudo da patrística e a um profundo estudo sobre a graça

Esta vasta pesquisa feita durante trinta anos deu origem à obra “Surnaturel” (Sobrenatural) lançada em 1946, na qual, critica a corrente do sobrenatural e propõe uma nova concepção baseada nas tradições patrística e escolástica. Sob muitas críticas, o livro que gerou polêmica entre os tomistas marca o início do movimento da “nova teologia”. Embora tenha sido condenada pelo papa Pio XII, seu pensamento rendeu-lhe ativa participação no Concílio Vaticano II sob os cuidados do papa João XXIII. 

Quer saber mais sobre a influência de Henri De Lubac? Participe do nosso Seminário! Inscreva-se.

Conheça a programação completa.