24 de abril de 2021

|

Associe-se: buddhadharma

|

Associe-se: Ações Sociais

Seminário On Line: Os Principais Teólogos Contemporâneos Do Catolicismo – Tema: Marie-Dominique Chenu e a teologia das realidades terrestres

Qual a relação entre a vida contemplativa e a vida em sociedade? Neste domingo, em nosso Seminário online veremos como o padre Marie-Dominique Chenu trabalhou este tema ao longo de sua vida.

Marie-Dominique nasceu na França em 1895. Aos dezoito anos ao adentrar para o noviciado pela Ordem dos Pregadores (O.P.) na Bélgica experiencia a separação e a reclusão. Aos vinte anos, ao retornar para a França, se depara com o mundo e percebe a necessidade de se atualizar para cumprir o verdadeiro papel do teólogo.

Chenu se tornou doutor em teologia e chegou a ser professor e reitor da universidade de Le Saulchoir (próximo à Paris), mas ao ser condenado pela Igreja, abandona a universidade e permanece exilado por 4 anos. Após a segunda guerra mundial ele inicia sua reabilitação como teólogo e retoma os seus trabalhos.

Desenvolveu estudos sobre a natureza e as atividades da teologia, assim como a elaboração de uma teologia do trabalho, feito de grande relevância entre os teólogos do século vinte. Chenu seguiu sua vocação de interpretar os acontecimentos e problemas atuais da humanidade à luz do Evangelho, com sua base de formação tomista e com uma interpretação amplamente fundamentada no mistério da encarnação, cuja relevância veremos neste Seminário.

Quer entender melhor o trabalho do padre Marie-Dominique Chenu? Participe do nosso Seminário! Inscreva-se.

Conheça a programação completa.