Edit Content

Editora

Associação

Análise de Textos dos Doutores da Patrística

Filosofia e fé em campos separados. Será que sempre é assim?

Um filósofo chamado Justino, após estudar as principais escolas filosóficas gregas de seu tempo, o século II d.C, adotou o Cristianismo, considerado por ele “verdadeira e única filosofia certa e digna”.

Tornou-se um dos autores centrais da Patrística, o período da filosofia cristã que trabalhou os pilares do Cristianismo. São Justino terminou como mártir por suas Apologias aos cristãos perante o poder e os costumes romanos.

Para ele e os demais pais da Igreja, o Cristianismo era a expressão da verdade que a filosofia grega atingira de forma imperfeita. Filosofia e fé pensadas juntas, consideravam Cristo como a Razão que se fez carne, e se revelou aos homens.

Visando um estudo aprofundado e sistemático a respeito de São Justino e a Patrística, o ITCB sistematizou um curso aberto ao público externo. São estudadas em detalhes as obras principais do autor, em especial as Apologias, todos os domingos às 10h.

O método das aulas é baseado na leitura das Apologias I e II de São Justino, com a abordagem de suas implicações teológicas, seu contexto histórico, impactos dos textos e entendimento da importância. As aulas são ministradas via aplicativo Zoom e os vídeos são disponibilizados para os inscritos em plataforma Moodle do ITCB.

O coordenador do curso é o Prof. Dr. Plínio Tsai e as aulas são conduzidas por ele e por outros professores(as) do ITCB e participantes convidados. Atuam no curso: Ethel Beluzzi, Cibele Furlan, Jonathan Jesse Jaichart, Loyane Aline Pessato Ferreira, Nirvana França, Yu Jun, Patrícia Palazzo Tsai, Estela Piccin, Maximiliano Sawaya, Tattiane Marques, Harumi Sakuma, Sebastião Furlan e Geraldo Furlan.

O curso é gratuito.

Para inscrever-se, clique aqui.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress