Edit Content

Editora

Associação

VII Congresso da ANPTECRE – Religião e Crise Socioambiental

A monja Nirvana, da Associação BUDA, participou do VII Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião. O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro com o tema: Religião e crise socioambiental, entre 17 e 20 de setembro de 2019. A monja Nirvana é mestranda em Ciência da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

O tema trabalhado foi Monasticismo budista: reavivamento das comunidades femininas, dentro do Grupo de Trabalho 04 – Gênero e Religião.

O tema trabalhado foi Monasticismo budista: reavivamento das comunidades femininas, dentro do Grupo de Trabalho 04 – Gênero e Religião.

De acordo com as pesquisas de Rita Gross, no budismo tibetano as mulheres não costumam alcançar as posições mais elevadas como professoras. No caso das monjas esse cenário se torna ainda mais crítico, uma vez que elas têm acesso a menos educação do que os homens e, paradoxalmente, essa falta de preparo se torna uma causa para que não atinjam o grau de professoras. Essa falta de investimento em sua educação acaba por causar um enfraquecimento nas instituições, o que resultou no desaparecimento de diversas linhagens monásticas femininas.
Contudo, pesquisadores como bhikkhu Analayo mostram que atualmente há um enfrentamento a esta situação, com um movimento de reavivamento do monasticismo feminino por diversas organizações. A apresentação desse trabalho de reavivamento foi o objetivo principal da comunicação no congresso.

 Para mais informações sobre o Congresso, acesse: ANPTECRE.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress