Edit Content

Editora

Associação

Garrigou Lagrange e a Teologia Tomista Tradicional – Seminário on-line: Os Principais Teólogos Contemporâneos do Catolicismo

Você sabe quem foi o Padre Garrigou Lagrange e qual sua relação com a teologia tomista tradicional? Este é o tema que será trabalhado no próximo domingo no nosso Seminário On-line: Os Principais Teólogos Contemporâneos do Catolicismo.  

Nascido em Auch (França) em 1877, Garrigou possui uma exemplar trajetória de estudos, quando em 1987 ingressa na Ordem Dominicana e inicia seus estudos teológicos. Em 1902 é ordenado sacerdote e passa por diversos cursos de aperfeiçoamento teológico, logo em 1905 passa a lecionar e ao mesmo tempo se aprofundar no pensamento de São Tomás e da escola tomista, tendo comentado todas as partes da Suma Teológica.

O pensamento do Padre Garrigou expressa a escolástica tradicional e fez parte do contra-movimento de libertar a Igreja católica do escolasticismo em detrimento da filosofia moderna. Neste contexto, passa a destacar a validade da filosofia tomista, resultando na condenação da “nova teologia”. Assim, para compreender os desenvolvimentos da teologia recente, faz-se necessário compreender este pensamento que predominou por grande parte da época contemporânea.

Quer saber mais sobre o assunto? Participe do nosso Seminário! Faça sua inscrição!

Conheça a programação completa.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress