Edit Content

Editora

Associação

Seminário On line: Os Principais Teólogos Contemporâneos do Catolicismo – Tema: Edward Schillebeeckx e a teologia sacramental

Você sabe o que é a teologia sacramental? Neste domingo em nosso Seminário Online veremos como esta teologia foi desenvolvida pelo padre Edward Schillebeeckx.

Nascido em 1914 em Anvers (Bélgica, fronteira com a Holanda), estudou no colégio dos padres jesuítas e com vinte anos ingressou na Ordem Dominicana. Estudou filosofia e teologia sob a direção de D. de Petter, um neotomista que propôs uma doutrina do conhecimento que distingue os momentos do conhecer humano.

Em 1943 é ordenado sacerdote e ao final da guerra retoma seus estudos em teologia e em teologia. Após seu doutorado em 1951, ao obter a cátedra na Universidade Católica de Nijmegen (Holanda), seus estudos associados a fenomenologia, psicologia e sociologia ganham grande atenção dos holandeses.

Com sua grande personalidade, Schillebeeckx dá notoriedade à teologia holandesa, que se desenvolveu pela necessidade de dar uma nova expressão à Revelação cristã, por denunciar o atraso das estruturas teológicas tradicionais. Assim, elabora uma nova teologia traduzindo a Revelação em uma linguagem, estrutura e categorias mentais modernas.

Ficou curioso para saber mais? Participe do nosso Seminário! Inscreva-se.

Conheça a programação completa.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress