Edit Content

Editora

Associação

Ullambana Sūtra

Embora os festivais religiosos representem muito da cultura de cada país, eles também costumam ter raízes em acontecimentos significativos e textos clássicos, que possuem muitos sentidos e abrem margem para diversos estudos.

Esse é o caso, por exemplo, do Festival Ullambana, uma celebração que ocorre em países como a China (Festival Yulan), Japão (Festival Bon) e em outros países asiáticos. Como ele ocorre de acordo com o calendário lunar (o 15º dia do sétimo mês lunar), sua data varia no calendário gregoriano (que utilizamos no Ocidente). Em 2020, ele ocorre no dia 02 de setembro. Nesses festivais, são feitas preces e práticas para o benefício dos familiares, já falecidos.

Embora o festival em cada país conte com influências culturais e religiosas próprias, existe um texto que está diretamente relacionado com a origem deles, e ficou conhecido como o Sermão Ullambana (cujo título completo em sânscrito seria Ullambanapātra Sūtra).
Ullambana (उल्लम्बन) em sânscrito pode ser traduzido como a junção de duas palavras dando o sentido de ação voltada a resgatar os seres em sofrimentos. A sua tradução para o chinês é creditada ao monge Dharmarakṣa, por volta do séc. III d.C., recebendo o nome de 盂蘭盆經 (Yúlán pén jīng).

Nesse Sermão é contada a história do discípulo de Buddha, o Venerável Mahāmaudgalyāyana que, ao descobrir que sua falecida mãe havia renascido como um espírito angustiado, busca os ensinamentos do Buddha para ajudá-la. O Buddha, então, o aconselha a fazer oferendas para a Saṃgha que está reunida no dia do Pravāraṇā (cerimônia de encerramento do retiro do período de chuvas), e dedicar esse mérito pra o benefício não apenas de sua mãe, mas também de seus outros ancestrais, para que esses pudessem obter alívio de seus sofrimentos.

A partir desse Sermão podemos analisar diversos conceitos que são essenciais para o estudo da Teologia Budista, como o conceito de generosidade e cuidado filial, bem como compaixão e o esforço de se engajar em práticas para o benefício dos seres; estudando como eles aparecem no texto e de que maneiras podem ser interpretados.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress