Edit Content

Editora

Associação

Entenda o novo nome do nosso Instituto

Os ensinamentos budistas buscam compreender e explicar a realidade humana e o funcionamento da mente. A finalidade é proporcionar a extinção do sofrimento que vem por emoções e aflições mentais tais como raiva, medo, inveja e ciúmes.

Para isso, suas escolas tradicionais fundamentam-se em observação, experimentação, investigação, debate e confirmação, razão e lógica. Desta forma, transbordam do escopo religioso e também do filosófico. Por sua esfera prática, os estudos budistas se aproximam do campo da ciência.

A ciência, entendida aqui em sentido mais amplo, é o processo de investigação para chegar ao conhecimento. É também o conjunto de estudos possibilitado por pesquisa. Espera-se que a  finalidade desta construção seja responder ao desejo humano por uma vida melhor e mais longa. Todos esses aspectos estão presentes nas diversas escolas tradicionais budistas.

De fato, os estudos budistas constituem um campo do saber especializado. Suas especificidades podem ser compreendidas sob a ótica de um debate que se desenvolve ao longo de mais de 2500 anos.

Por tudo isso, a Associação Buda decidiu mudar o nome de seu instituto acadêmico para Instituto de Teologias Cristãs e Ciências Budistas. Indicamos com isso a complexidade de seu campo e objeto de estudo.

O nome novo também adota a expressão “Teologias Cristãs”. Reafirma-se assim o compromisso com a compreensão acadêmica do cristianismo – em sua pluralidade histórica e diversidade de abordagens  teórico-metodológicas.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress