Introdução ao Ser e Tempo de Heidegger
Estão abertas as inscrições para o Curso Introdução ao Ser e Tempo de Heidegger, que faz parte da categoria de cursos sobre as obras da Filosofia Continental.
As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Plínio Marcos Tsai, toda sexta-feira das 7h às 8h via transmissão ao vivo pelo Zoom
O curso é aberto para associados da Associação Buddha-Dharma e alunos do Instituto Pramāṇa.
Para se inscrever preencha o formulário abaixo:
Abaixo o Plano de Ensino o curso:
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- Área: Filosofia e Teologia
- Grupo: Obras da Filosofia Continental.
- Carga horária semestral: 24h
- Professor(es): Plínio Marcos Tsai
- Título: Introdução ao Ser e Tempo de Heidegger
- Ementa:
A noção de metafisica europeia. A noção da destruição (desconstrução) da metafisica europeia. A noção de ser. A noção de “Dasein”(ser-aí) como pessoa humana. A noção de hermenêutica heideggeriana. Aspectos principais da (anti)metafisica. A noção do caráter útil das coisas. A noção “do que está aí no alcance da mão”. A transformação radical da interpretação de mundo. A noção de mundaneidade do mundo. A noção de vacuidade e interdependência. Elementos de diálogo entre o mundo ocidental e o mundo oriental. A abertura radical para o mundo (o outro). O caráter anti-substancialista e a Contemporaneidade.
7. Objetivos:
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- Conhecer as noções fundamentais do pensamento de Heidegger.
- Reconhecer as diferenças entre o pensamento metafisico tradicional e o pensamento de Heidegger.
- Compreender os aspectos principais da estrutura de conhecimento da obra Ser e Tempo.
- Elaborar aulas expositivas sobre os aspectos centrais do pensamento de Heidegger na obra Ser e Tempo.
- Desenvolver artigos científicos sobre os assuntos de interesse entre o pensamento de Heidegger e aspectos teológicos, filosóficos, antropológicos etc da Modernidade.
- Reconhecer os elementos na estrutura de conhecimento contemporâneo que contenham elementos e aspectos do pensamento heideggeriano.
- Crítica aos aspectos de extrema Direita que possam estar no pensamento heideggeriano.
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8. Observações:
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- Aulas remotas gravadas
- Exposição de apresentação por sorteio/amostra
- Apresentação final de artigo científico escrito para publicação
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9. Conteúdo Programático:
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- História, contexto social, estruturas políticas e econômicas da Alemanha no tempo de Heidegger.
- Funções e significado do pensamento de Heidegger para a Europa.
- Funções e significado do pensamento de Heidegger para a Asia.
- Funções e utilidades do pensamento de Heidegger para a Teologia, Filosofia e Direito.
- Contribuições para o pensamento de diálogo interreligioso entre Ocidente e Oriente.
- Contribuições ao pensamento Latino-Americano
- Critica ao colonialismo europeu na América Latina
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10. Programação:
Aulas | Data | Hora | Unidades | Descrição |
1 | 10 de março | 7-8h | 1 | A pergunta pelo ser (§1) |
2 | 17 de março | 7-8h | 1 | A estrutura da pergunta pelo ser (§2) |
3 | 24 de março | 7-8h | 1 | A estrutura da pergunta pelo ser (§2) |
4 | 31 de março | 7-8h | 1 | A estrutura da pergunta pelo ser (§2) |
5 | 07 de abril | 7-8h | 1 | A questão do ser e sua precedência ontológica (§3) |
6 | 14 de abril | 7-8h | 1 | A questão do ser e sua precedência ontológica (§3) |
7 | 21 de abril | 7-8h | 1 | A questão do ser e sua precedência ôntica (§4) |
8 | 28 de abril | 7-8h | 1 | A questão do ser e sua precedência ôntica (§4) |
9 | 05 de maio | 7-8h | 1 | A questão do ser e sua precedência ôntica (§4) |
10 | 12 de maio | 7-8h | 1 | A questão do ser e sua precedência ôntica (§4) |
11 | 19 de maio | 7-8h | 2 | Dasein, o horizonte da liberdade, sentido geral do ser (§5) |
12 | 26 de maio | 7-8h | 2 | Dasein, o horizonte da liberdade, sentido geral do ser (§5) |
13 | 02 de junho | 7-8h | 2 | Dasein, o horizonte da liberdade, sentido geral do ser (§5) |
14 | 09 de junho | 7-8h | 2 | Dasein, o horizonte da liberdade, sentido geral do ser (§5) |
15 | 16 de junho | 7-8h | 2 | Destruição da história da ontologia (§6) |
16 | 23 de junho | 7-8h | 2 | Destruição da história da ontologia (§6) |
17 | 30 de junho | 7-8h | 2 | Destruição da história da ontologia (§6) |
01 de julho | Avaliação | Entrega do artigo científico, do vídeo gravado, e do mapa conceitual. | ||
31 de julho | Resultado e início da matrícula do 2º semestre | Entrega das notas. Os aprovados podem fazer matrícula para o próximo semestre. Entrega de certificados. |
11. Metodologia:
a. Técnicas
i. Exposição de termos técnicos gregos
ii. Exposição de termos técnicos em latim
iii. Forma de escrita de artigos científicos
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- Resumo
- Palavras-chaves
- Divisão inicial
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Referencias
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b. Recursos
i. Vídeos
ii. Podcasts
iii. Power Points
iv. Imagens
v. Documentários
vi. Filmes
12. Avaliação:
A avaliação será semestral, constando de uma avaliação escrita em forma de artigo científico. Junto com o artigo será pedido (1) um vídeo de apresentação sobre o conteúdo do artigo escrito, e (2) um mapa conceitual dos principais conceitos e argumentos do artigo.
13. Bibliografia fundamental
(Unidade 1 e 2)
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo / Martin Heidegger. Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas: Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Tübingen. 19. Auflage. Niemeyer, Tübingen 2006, ISBN 3-484-70153-6.
FLORENTINO NETO, A.; GIACOIA JR., O. (organizadores). Heidegger e o Pensamento Oriental.Uberlândia, SP: Editora EDUFU, 2012.
14. Bibliografia Complementar
FLORENTINO NETO, A.; GIACOIA JR., O. (organizadores). O Nada absoluto e a superação do niilismo: fundamentos filosóficos da Escola de Kyoto. Campinas, SP: Editora PHI, 2013.
FLORENTINO NETO, A.; GIACOIA JR., O. (organizadores). Ciência e arte na filosofia da Escola de Kyoto. Campinas, SP: Editora PHI, 2019.
HEIDEGGER, M. História da Filosofia, de Tomás de Aquino a Kant / Martin Heidegger. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
HEIDEGGER, M. Metafísica de Aristóteles. Sobre a essência e a realidade da força / Martin Heidegger. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.
DAVIS, B.W.; SCHOEREDER B.; WIRTH, J.M. Japanese and Continental philosophy: conversations with the Kyoto School/ edited by Bret W. Davis, Brian Schroeder, and Jason M. Wirth. Studies in Continental thought. Indiana, USA: Indiana University Press, 2011.
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