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Curso Introdução a Madhyamaka pela hermenêutica chinesa

Introdução a Madhyamaka pela hermenêutica chinesa – Nāgārjuna e o Grande Comentário da Perfeição de Sabedoria (Mahāprajñāpāramitāśāstra) 

Estão abertas as inscrições para o Curso Introdução a Madhyamaka pela hermenêutica chinesa, que faz parte da categoria de cursos da área de  filosofia e teologia sobre as obras da Nāgārjuna.

As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Plínio Marcos Tsai todo sábado das 20h às 21h (horário de Brasília) via transmissão ao vivo pelo Zoom

O curso é aberto para  associados da Associação Buddha-Dharma e alunos do Instituto Pramāṇa.

Para se inscrever preencha o formulário abaixo:

Abaixo o Plano de Ensino o curso:

    1. Área: Filosofia e Teologia
    2. Grupo: Obras de Nāgārjuna.
    3. Carga horária semestral: 24h
    4. Professor(es): Plínio Marcos Tsai
    5. Título: Introdução a Madhyamaka pela hermenêutica chinesa -Nāgārjuna e o Grande Comentário da Perfeição de Sabedoria (Mahāprajñāpāramitāśāstra)
    6. Ementa:

Nāgārjuna na tradição budista. Contexto indiano. Contexto chinês. Conceito de vacuidade (śūnyata). Aspectos do Mahāyāna geral. Aspectos do Mahāyāna de Nāgārjuna. A hermenêutica tibetana. A classificação contemporânea. Diferenças entre Madhyamaka chinesa e tibetana. Razões do estudo da vacuidade (śūnyata). Aspectos gerais da interdependência (pratītyasamutpāda). A relevância da teoria da interdependência. A interdependência e o Budismo Humanista. Nāgārjuna dos Versos. Nāgārjuna dos Tratados. Diferença entre Nāgārjuna dos Versos e dos Tratados. Implicações dos discursos catafático e apofático. Desenvolvimento chinês. Desenvolvimento tibetano.

7. Objetivos:

      • Conhecer as noções fundamentais do pensamento de Nāgārjuna.
      • Reconhecer as diferenças entre o Nāgārjuna chinês e o Nāgārjuna tibetano.
      • Compreender os aspectos principais de conservação e inovação da doutrina centrista de Nāgārjuna.
      • Elaborar aulas expositivas sobre os aspectos centrais do pensamento de Nāgārjuna.
      • Desenvolver artigos científicos sobre os assuntos de interesse entre o pensamento de Nāgārjuna e aspectos teológicos, filosóficos, antropológicos etc da Modernidade.
      • Reconhecer os elementos na estrutura de conhecimento contemporâneo que contenham possíveis elementos e aspectos do pensamento nagarjuniano.
      • Crítica aos aspectos de colonização do pensamento cristão eurocêntrico nas traduções dos textos de Nāgārjuna.
      • Investigação se o pensamento de Nāgārjuna é útil para a realidade Latino-Americana.

8. Observações:

      • Aulas remotas gravadas
      • Exposição de apresentação por sorteio/amostra
      • Apresentação final de artigo científico escrito para publicação

9. Conteúdo Programático:

      1. História, contexto social, estruturas políticas e econômicas do tempo de Nāgārjuna.
      2. Funções e significado do pensamento de Nāgārjuna para a Europa e América do Norte.
      3. Funções e significado do pensamento de Nāgārjuna para a Asia.
      4. Funções e utilidades do pensamento de Nāgārjuna para a Teologia, Filosofia, Economia e Direito.
      5. Contribuições para o pensamento de diálogo interreligioso entre Ocidente e Oriente.
      6. Contribuições ao pensamento Latino-Americano.
      7. Critica ao colonialismo na América Latina.

10. Programação:

Aulas Data Hora Unidades Descrição
1 4 de março 20-21h 1  A exposição geral pelos versos de homenagem
2 11 de março 20-21h 1  A exposição geral pelos versos de homenagem
3 18 de março 20-21h 1 A exposição geral pelos versos de homenagem
4 25 de março 20-21h 1 A exposição geral pelos versos de homenagem
5 01 de abril 20-21h 2 Razões para a escrita do comentário explicativo (1, 57c)
6 08 de abril 20-21h 2 Razões para a escrita do comentário explicativo (2, 58a)
7 15 de abril 20-21h 2 Razões para a escrita do comentário explicativo (3, 58a)
8 22 de abril 20-21h 2 Razões para a escrita do comentário explicativo (4, 58b)
9 06 de maio 20-21h 4 Razões para a escrita do comentário explicativo (5, 58b)
10 13 de maio 20-21h 4 Razões para a escrita do comentário explicativo (6, 58b)
11 20 de maio 20-21h 4 Razões para a escrita do comentário explicativo (7, 58b)
12 27 de maio 20-21h 5 Razões para a escrita do comentário explicativo (8, 58c)
13 03 de junho 20-21h 5 Razões para a escrita do comentário explicativo (9, 58c)
14 10 de junho 20-21h 5 Razões para a escrita do comentário explicativo (10, 58c)
15 17 de junho 20-21h Razões para a escrita do comentário explicativo (10, 58c-59a)
16 24 de junho 20-21h Razões para a escrita do comentário explicativo (11,12 59a)
17 01 de julho 20-21h Razões para a escrita do comentário explicativo (13, 14 59b)
08 de julho Avaliação Entrega do artigo científico, do vídeo gravado, e do mapa conceitual.
31 de julho Resultado e início da matrícula do 2º semestre Entrega das notas. Os aprovados podem fazer matrícula para o próximo semestre. Entrega de certificados.

11. Metodologia:

a. Técnicas

i. Exposição de termos técnicos gregos

ii. Exposição de termos técnicos em latim

iii. Forma de escrita de artigos científicos

        1. Resumo
        2. Palavras-chaves
        3. Divisão inicial
        4. Desenvolvimento
        5. Conclusão
        6. Referencias

b. Recursos

i. Vídeos

ii. Podcasts

iii. Power Points

iv. Imagens

v. Documentários

vi. Filmes

12. Avaliação:

A avaliação será semestral, constando de uma avaliação escrita em forma de artigo científico. Junto com o artigo será pedido (1) um vídeo de apresentação sobre o conteúdo do artigo escrito, e (2) um mapa conceitual dos principais conceitos e argumentos do artigo.

13. Bibliografia fundamental

NĀGĀRJUNA. Le Traité de La Grande Vertu de Sagesse/ de Nāgārjuna (Mahāprajñāpāramitāśāstra) par Étienne Lamote. Tome I. Chapitres I-XV. Première partie (Traduction annotée) Publié ave le concours de la Fondation Universitarie de Belgique. Paris, FR: Université de Louvain, 1981. (Todos os direitos autorais da tradução desta obra do padre Lamote são da Associação Buddha-Dharma, os direitos foram cedidos Institut Orientaliste Louvain-La-Neuve da Université de Louvain,).

DALAI LAMA XIV (Bstan-‘dzin-rgya-mtsho). Essence of the Heart Sutra: The Dalai Lama’s heart of wisdom teachings/ Tenzin Gyatso, the Fourteenth Dalai Lama; translated and edited by Geshe Thubten Jingpa.Sommerville, USA: Wisdom Publications, 2005.

NĀGĀRJUNA. Versos Fundamentais do Caminho do Meio: Mūlamdhyamakārikā/ Nāgārjuna; Tradução, comentário e notas de Giuseppe Ferraro. Campinas, SP: Editora Phi, 2016.

LOUNDO, D. “A Noção de Superimposição (samāropa) em Nāgārjuna e Candrakīrti”. In FLORENTINO NETO, A.; GIACOIA JR., O. (organizadores). A Escola de Kyoto e suas fontes orientais. Campinas, SP: Editora PHI, 2017.

TSAI, P.M. “Os princípios relacionais de Nāgārjuna”. In TSAI, P.M. O Tao da China na Modernidade: uma hermenêutica do indivíduo da modernização com características chinesas pela teoria de rede inter-relacional. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Filosofia – Tese (Doutorado em Ciências Sociais/Filosofia), 2020.

14. Bibliografia Complementar

GOUVEIA, A; LOUNDO, D.; FERRARO, G; MONTEIRO, J; VIEIRA, L. Nagarjuna: exame do ser e do não ser: tradução, notas e comentários aos textos sânscrito, mandarim e tibetano do capitulo XV dos versos fundamentais do caminho do meio de Nagarjuna. Campinas (SP), Editora Phi, 2018.

FLORENTINO NETO, A.; GIACOIA JR., O. (organizadores). A Escola de Kyoto e suas fontes orientais. Campinas, SP: Editora PHI, 2017.

Para mais informações, por favor entre em contato através do nosso WhatsApp: 19 4115-0111

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