Edit Content

Publicações

Associação

Vesak – Dia do Nascimento, Completo Despertar e Paranirvanā do Buddha histórico

 

Em diversos países da Ásia de tradições budistas Theravāda comemora-se hoje, dia 07/05, o Vaiśākha ou em pāli Vesākha. No Sri Lanka é chamado o Festival Wesak. É a data mais importante deste calendário budista.
Nestas tradições, no dia da lua cheia do 4º mês lunar celebra-se que Buddha Shakyamuni nasceu, obteve o Completo Despertar e passou ao Paranirvāna.

Há variações na lembrança e celebração destes eventos da vida do Buda, dentre as várias tradições budistas do mundo. Algumas destas datas possuem referências a textos tradicionais que lhes são próprios, ainda que sejam em geral produções escriturais posteriores ao tempo do Buddha.

Há também questões de tradução, mesmo o termo Vaiśākha já foi traduzido como 2º ou 4o mês ao longo da história das diferentes tradições budistas. Desta forma, na China e no Japão, por exemplo, o nascimento é celebrado no 8º do 4o mês lunar. No caso japonês, este é o Festival Hana Matsuri. Já de acordo com textos budistas chineses, é dito que o nascimento ocorreu no 8º dia do 2º mês lunar. E Xuanzang (602-664), monge chinês que foi importante tradutor dos textos budistas indianos, indica que a data do nascimento teria sido no 8º ou 15º dia lunar da segunda metade do mês em que o Vesākha ocorre, e não haveria coincidência entre esta data e as demais, como a de sua morte. Ele também aponta variações ao longo da história da tradição budista indiana dos primeiros séculos, em que por exemplo a escola dos Sarvāstivādins fazia a lembrança do nascimento e da morte inclusive em meses diferentes.

Para comemorar esta data, apesar das variações de acordo com as tradições, em geral são feitas práticas e cerimônias diversas, com recitação de textos, cânticos e preces. É uma data considerada muito auspiciosa e sua celebração é vista como benéfica, especialmente porque motiva a conhecer e a inspirar-se na história, vida, exemplos e ensinamentos de Buddha Shakyamuni.

Texto: Monja Loyane Ferreira 

Referências Bibliográficas:
BUSWELL, LOPEZ. Princeton Dictionary of Buddhism. Oxford: Princeton University, 2014
NAKAMURA, Hajime. Gotama Buddha: A Biography based on the most reliable texts. Volume 01. Tokyo: Kosei Publishing Company, 2001
“Vesākha” in Chinese Buddhist Encyclopedia. 27 de janeiro de 2016. Disponível em http://www.chinabuddhismencyclopedia.com/en/index.php?title=Ves%C4%81kha (acesso em 05 mai 2020).

Conheça mais sobre o desenvolvimento das tradições Budistas com a disciplina História da Tradição Budista Indiana no curso de Teologia Budista do ITBC.

Além do curso de Teologia Budista com suas disciplinas de eixo central, temos essa e outras disciplinas complementares,  palestras e mini-cursos nas áreas relacionadas, como filosofia, religião, psicologia e etc. que disponibilizamos para os alunos.

Ainda não é nosso aluno? Acesse www.buda.org.br/itbc/ e faça sua inscrição!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress