Edit Content

Editora

Associação

A missão da Associação Buddha-Dharma é promover o diálogo interreligioso através do estudo, reflexão e meditação conduzido pelo modelo moderno de ensino e pesquisa científica.

 

A interface do diálogo interreligioso é aquela do cristianismo e do budismo com a finalidade da construção de pontes para o dialogo dentro da perspectiva do Budismo Humanista e do Cristianismo Contemporâneo.

 

Para cumprir a sua missão, a Associação Buddha-Dharma conta com dois institutos de ensino e pesquisa cientifica distintos. Na área do budismo há o Instituto Pramāṇa, e na área do cristianismo há o Instituto Tomasiano.

 

Abaixo, uma breve apresentação de ensino e pesquisa cientifica de cada área:

O Instituto Pramāṇa está voltado para os Estudos Budistas (Buddhist Studies), com a sua grade curricular estabelecida nos moldes das universidades internacionais do Budismo Humanista (Humanistic Buddhism), com amplo diálogo entre tradição e modernidade, o que possibilita um olhar critico sobre a realidade do nosso mundo. Conta com disciplinas que adequam os ensinamentos budistas para o nosso tempo por meio de diversas interfaces com a ciência moderna, possibilitando a acomodação do conhecimento para a sociedade brasileira.

A tradição budista tem seus fundamentos na Índia. Seu início se deu há 2.500 anos pelo pensamento do Buda Histórico e sua busca pela resolução do problema do sofrimento no mundo. Esta busca tem como objetivo a experiência da pacificação definitiva (nirvāṇa) das aflições e delusões (mentais e emocionais). Os ensinamentos trazem uma compreensão abrangente e crítica, já desde o início, com determinação de princípios, conceitos, argumentos e juízos de conhecimento que sustentam o fundamento teológico natural (não revelado) da realidade última inefável. Possui o método de amadurecimento do altruísmo e compaixão, por meio do estudo, reflexão e meditação, para aqueles que desejam ser de maior benefício para a sociedade no combate aos diversos tipos de sofrimentos e suas causas.

Cursos oferecidos:

Graduação Livre em Teologia Budista

Na Graduação Livre em Teologia Budista são abordadas as três principais categorias de textos clássicos da religião budista: os Sutras, estudados sob a ótica da

O ensino da Teologia é o centro das atividades do Instituto Tomasiano. A doutrina da Igreja Católica Romana traz em sua formação toda a história do desenvolvimento da investigação sobre Deus como Mistério Revelado. Acompanha a doutrina, a tradição e o magistério dados pela Igreja por cerca de 2.000 anos. O aprofundamento científico desta doutrina se constitui como a Teologia Católica Romana. O modo de se realizar o aprofundamento científico se dá por meio das diretrizes pedagógicas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de modo que a formação possa ser reconhecida pela Igreja cristã e pelo Estado secular. Esta é a nossa meta, unida ao pensamento vivo da tradição tomasiana da Ordem Dominicana (os professores fazem parte da Fraternidade Dominicana Leiga (antiga Terceira Ordem) de Santa Margarida de Castello), mas sem se distanciar do modo de pensar próprio da Teologia da América Latina posterior ao Concílio Vaticano II, como visto na Doutrina Social da Igreja.

Cursos oferecidos:

Para ver o calendário de datas completo, acesse aqui.

plugins premium WordPress